23/10/2019
Reginas: uma história marcada pelo pioneirismo
A história da Auto Viação Reginas, fundada em 1965, pelo empresário Odilon Pereira Teixeira, sempre foi marcada pelo pioneirismo. Ainda muito jovem, Odilon veio de Minas tentar a vida no Estado do Rio de Janeiro.
Começou como motorista de uma empresa de ônibus, mas já sonhava em ser empresário. Realizou seu sonho com a fundação da Reginas. Desde o início da trajetória tinha como principal objetivo fazer a diferença na vida de seus clientes oferecendo um serviço de qualidade. Mais do que o lema da empresa, a frase “Destinos levados com dedicação” é uma prática e um princípio adotados diariamente pela empresa.
O pioneirismo esteve presente, por exemplo, quando Odilon foi o primeiro empresário do Rio de Janeiro a acreditar no gás natural como uma alternativa de combustível ao diesel para os ônibus. Na década de 1990, a Reginas inclusive participou de um programa de ônibus a gás desenvolvido com uma distribuidora de combustível e adaptou um veículo da sua frota para essa tecnologia. Mas, infelizmente, em função de problemas na rede de distribuição, o programa não avançou. A empresa também foi a primeira a investir em ônibus com ar-condicionado tanto para as linhas urbanas como para as intermunicipais, para oferecer maior conforto para os clientes. Com o objetivo de oferecer maior conforto aos motoristas, a empresa permite que usem bermudas em vez de calças compridas nos dias de temperaturas mais altas.
Um capítulo decisivo da história da Reginas foi sua contribuição para a maior mobilidade da população de Duque de Caxias, não apenas transportando os moradores do município para outros destinos, mas também abrindo caminhos, investindo na melhoria das vias de Duque de Caxias, São João de Meriti e Belford Roxo para facilitar o acesso a lugares antes inacessíveis.
Hoje, a Reginas, que começou operando linhas de distâncias mais curtas, possui uma frota de cerca de 400 veículos e opera em torno de 30 linhas, algumas delas bem extensas, até Conceição de Jacareí e Cachoeira de Macacu. A empresa proporciona 1.500 empregos diretos.
Inovação
Bruno Teixeira Xavier, neto do fundador Odilon Teixeira, está há 17 anos à frente da empresa, e tem como um dos maiores compromissos da sua gestão preservar o legado, os princípios e os valores do seu avô, sem esquecer da evolução da empresa, através da implantação de inovações que facilitem e contribuam para a melhoria do desempenho dos profissionais e melhorem a qualidade do serviço prestado aos clientes. “A principal característica do meu avô era ser um empresário que colocava a ‘mão na massa’ e que procurava ser justo em defender os direitos dos funcionários”, lembra.
Hoje, o diretor Bruno tem entre seus principais objetivos na gestão aproximar a empresa de seus clientes, investindo em canais de comunicação rápidos e eficientes, como o aplicativo de mensagens WhatsApp e as redes sociais Facebook e Instagram. Ele sonha com “uma maior valorização do setor pela população, tendo em vista que o ônibus ainda é o melhor transporte público do Estado” e também com um reconhecimento da importância do setor para a economia, considerando o número de empregos diretos e indiretos que gera.
Segundo o empresário, esse reconhecimento permitiria ao setor avançar ainda mais ocupando o lugar que merece. Bruno Teixeira também defende a priorização do transporte coletivo em detrimento do individual como uma das soluções para melhorar o tempo de viagem dos ônibus e a eficiência do serviço.
Vitor Teixeira Xavier, também neto de Odilon e responsável pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Reginas, ressalta os resultados positivos proporcionados pelo investimento em tecnologia. Vitor lembra que o CCO tornou possível transmitir aos clientes em tempo real informações mais precisas sobre horários, engarrafamentos e mudanças que possam impactar no trânsito. Segundo ele, com o Centro, a empresa conseguiu maior efetividade no cumprimento dos horários previstos para a saída dos ônibus. “A cada dia, as frotas vão estar mais conectadas trazendo melhorias para os profissionais e os clientes”, frisou.
Pioneirismo e inovação não são os únicos diferenciais da Reginas. A empresa se destaca também pela preocupação com as pessoas e a inclusão social. Está sempre investindo no desenvolvimento de seus profissionais, através de cursos e treinamentos. Na área de inclusão social, o projeto Adapta Esportes é um importante trabalho realizado pela empresa com o objetivo de proporcionar a pessoas com deficiência uma forma de vivência motora, através de exercícios físicos variados. O Projeto é voltado para a população em geral, homens ou mulheres, que tenham o diagnóstico de alguma deficiência.
Todos esses investimentos, essa visão de futuro e a preocupação com a qualidade de vida dos funcionários e dos clientes explicam porque a empresa é hoje, reconhecidamente, uma das maiores empresas da região de Duque de Caxias.
Compartilhe: